domingo, 24 de agosto de 2008

H.R.Giger

Giger nasceu em fevereiro de 1940 na pequen cidade de Chur, na Suiça. Cresceu em uma família normal de classe média. Seu pai era o farmacêutico local. Quando ainda era bem jovem, seu pai recebeu um crânio humano devido a uma promoção profissional de uma firma farmacêutica, e Giger ficou encantado. A partir daí, desenvolveu uma fascinação por coisas estranhas e, mais tarde, se inspirou em revistas e postcards que continham obras de Salvador Dali e Jean Cocteau. A mãe de Giger o encorajava bastante apesar de nem sempre entender as estranhas fascinações do seu filho caçula. Antes da adolescencia Giger convidava seus amigos da vizinhança para assistir a sua apresentação chamada "ghost train".

Depois do ginásio, Giger foi estudar arquitetura e desenho industrial na escola de Zurich de artes aplicadas. Logo expandiu sua rede de amigos e começou a desenhar criativamente.

Em 66 começou a trabalhar como designer de interiores e ao mesmo tempo terminou algumas pinturas que havia começado. Em 68 começou a trabalhar exclusivamente como artista e cineasta. Teve seus primeiros posters publicados em 69 e suas primeiras exibições fora de Zurich.

Em 78 começou a trabalhar no filme Alien e acabou esculpindo a maioria das criaturas e dos sets. Em 80 ganhou um oscar pelo seu excelente trabalho nesse clássico.

Começou a trabalhar no H.R.Giger Museum na metade dos anos 90 e permanece até hoje. O museu guarda uma coleção pessoal de Giger de peças de arte do mundo inteiro, além de sua coleção de pinturas e esculturas próprias.


4 comentários:

@Grazielepacheco disse...

olá!!
Nossa que legal.. tbm faço arquitetura!!!
será q chego lá??
bjo!
muito obrigada por ter ido lá no meu blog!!!

Unknown disse...

Shooow =))
Ahh conta sempre taah..rs..
E ai em BH, não rola nenhum evento não? mínimo que seja?
e a facul, é maneira? como é a grade? qto tempo de curso?

gosto de saber dos cursos de outros lugares, moda está se espalhando né.. rs..


beijao.

Geórgia disse...

Ele realmente é fantastico.
já tinha acompanhado e estudado os trabalhos dele.
Gostei muito do post, muitoo interessate.
è bom conhecer um pouco mais sobre a arte.

abraços.

Helena Castro disse...

eu não o conhecia mas achei sua história interessante! vou buscar saber mais! : )

quero te agradecer pela visita e comentário lá no meu blog. adorei o seu e já linkei lá no meu blogroll!

beijos, helena