sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Cultura Brasileira

Bom, essa coleção foi desenvolvida para a matéria Núcleo de Projeto III, da facules, e teve como tema geral Cultura Brasileira. E dentro desse tema, eu escolhi as baianas. O objetivo era utilizar o jeans como matéria principal para a confecção da coleção. Eu utilizei o jeans com lycra e a renda. Trabalhei com shapes e volume localizado, exagerando a silhueta feminina em looks bem justos. Os desenhos foram feitos à mão e vetorizados no Corel Draw. Vou colocar só dois desenhos por enquanto, amanhã posto mais.

Um pouquinho de história pra contextualizar...

Bom, a atividade das baianas surgiu no Brasil colonial. Para garantir o sustento familiar e conseguir a alforria do marido e dos filhos, as escravas libertas começaram a vender as iguarias do candomblé. Atualmente, a expansão desse comércio não é bem vista, pois muitas pessoas que vendem o acarajé (que surgiu como oferenda para as divindades do candomblé, Iansã e Xangô) não sabem sua simbologia e desconhecem a sua história.

Em 2005 a baiana do acarajé foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Até hoje, essa atividade serve para sustentar famílias e 70% das baianas são as únicas fontes de renda em casa. O dia da baiana é comemorado em 25 de novembro.


















Nenhum comentário: